segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Moore e Kutcher entram na luta contra tráfico de seres humanos







Os astros de Hollywood Demi Moore e Ashton Kutcher visitaram as Nações Unidas na quinta-feira em Nova York para lançar o Fundo de Ajuda às Vítimas do Tráfico de Seres Humanos. O Fundo vai ajudar a recuperar as mulheres e crianças que são sequestradas ou mantidas em cativeiro para serem vendidas. Essas vítimas normalmente acabam virando escravas sexuais ou prostitutas de maneira forçada.

"Existem mais escravos hoje em dia que em qualquer outro momento da história da humanidade", disse Kutcher aos jornalistas, referindo-se às 27 milhões de vítimas que a ONU acredita estar nas mãos de traficantes no mundo todo. "Há 62 anos, todos os países que fazem parte desta organização decidiram que escravizar é um crime. O problema é que em muitos países essa lei nunca foi colocada em prática", criticou o ator, falando com vários embaixadores em Nova York.

Kutcher tem mais de seis milhões de seguidores no Twitter. A ONU tem menos de 150 mil. Com a ajuda de estrelas como Demi Moore e Ashton o escritório da ONU contra Drogas e Crimes espera aumentar a atenção das pessoas para o problema.

De acordo com a ONU, o tráfico de seres humanos representa um mercado de US$ 32 bilhões. "A grande dificuldade para combatê-lo é que 67% desse dinheiro é trocado de mãos na internet, onde o comprador e o vendedor ficam anónimos. Existe diariamente a compra e venda de crianças e mulheres na nossa frente, em quartos de hotéis até mesmo aqui nos Estados Unidos. Está na hora de abrirmos os olhos para isso", pediu Moore.

O casal Moore e Kutcher escolheu a luta contra escravidão e tráfico humano como batalha pessoal depois de assistir a um documentário que mostrava meninas de 9 anos sendo forçadas a se prostituírem. Depois disso, os atores visitaram o Camboja e conheceram crianças de até 5 anos que haviam passado pela mesma situação. "É muito chocante conhecer algumas dessas vítimas. Elas perderam anos da infância delas de uma forma horrível e cruel. Mas muitas delas, quando salvas, conseguem se recuperar e voltam a estudar, voltam a ter uma vida normal. É por isso que esse Fundo que estamos lançando hoje é tão importante", disse Moore.

Recentemente Kutcher esteve na Rússia para conversar sobre o desenvolvimento de ferramentas que possam ajudar a encontrar traficantes na internet, enquanto Demi Moore visitou o Haiti para lutar contra o problema da escravidão no país. Os atroes também tem uma fundação chamada DNA (Demi e Ashton) que lançou uma iniciativa, juntamente com Twitter, Google, Facebook e Microsoft, para criar mais obstáculos para os traficantes na internet. "Essa luta é a mais importante na minha opinião porque as drogas não podem falar, armamentos e produtos contrabandeados também não. Mas pessoas podem. Então elas podem ajudar a prender os traficantes que roubaram anos da vida delas", disse Kutcher.

Nenhum comentário: